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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3KN3322
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2015/12.04.13.39   (acesso restrito)
Última Atualização2015:12.09.16.29.18 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2015/12.04.13.39.29
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.23.25.48 (UTC) administrator
ISSN1806-7573
Rótulolattes: 2800034267415426 1 SantosSantNeve:2015:OBANEC
Chave de CitaçãoSantosSantNeve:2015:ObAnEc
TítuloCiência nas escolas: observação e análise de um eclipse solar parcial
Ano2015
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE PN pn
Número de Arquivos1
Tamanho1104 KiB
2. Contextualização
Autor1 Santos, Leonardo Barbosa Torres dos
2 Santos, Everaldo Faustino dos
3 Neves, Leonardo Oliveira das
Grupo1 CMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Sociedade Astronômica do Recife
3 Sociedade Astronômica do Recife
Endereço de e-Mail do Autor1 leonardobarbosat@hotmail.com
2 everaldo_faustino@yahoo.com.br
3 leonardo.astronomia@gmail.com
RevistaRevista Latino-Americana de Educação em Astronomia
Volume19
Número2015
Páginas43-55
Histórico (UTC)2015-12-04 13:39:29 :: lattes -> administrator ::
2018-06-04 23:25:48 :: administrator -> simone :: 2015
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveEclipse
Ensino
Pesquisa científica
Astronomia
Eclipses
Enseñanza
Investigación científica
Astronomía.
Eclipse
Teaching
Scientific research
Astronomy
ResumoFenômenos como eclipses despertam o interesse e a curiosidade dos seres human os desde a Antiguidade. Em virtude disso, a monitoração sistematizada desses eventos poderia ser utilizada para despertar o interesse das pessoas desde uma simples contemplação, ou pelo interesse didático ou para pesquisa científica. O objetivo do presente trabalho é estimular a aplicação e desenvolvimento de pesquisas científicas no ambiente escolar. Para isso, propõe-se a monitoração de eclipses solares. Registros fotográficos serão obtidos pelos estudantes, utilizando equipamento apropriado para a observação solar. Em análises das fotos, serão determinados parâmetros representativos das características e da evolução desses interessantes eventos astronômicos. Os resultados poderão ser comparados com previsões de alta precisão. Uma descrição pormenorizada da metodologia e dos recursos a serem empregados nas observações é também fornecida. RESUMEN: Los fenómenos naturales, tales como los eclipses, despiertan el interés y la curiosidad de los seres humanos desde la antigüedad. En virtud de esto, la observación sistemática de estos eventos podría ser utilizada para despertar el interés de la gente desde la simple contemplación hasta el interés didáctico, o para la investigación científica. El objetivo de este estudio es el de estimular la aplicación y el desarrollo de la investigación científica en el ámbito escolar. Para eso, se propone la observación de los eclipses solares. Los alumnos irán a obtener registros fotográficos, utilizando equipamiento adecuado para la observación del Sol. Analizando las fotos, se determinarán los parámetros representativos de las características y de la evolución de estos acontecimientos astronómicos. Así, los resultados podrán ser comparados con las predicciones de alta precisión. También se ofrece una descripción detallada de la metodología y los recursos que serán utilizados en las observaciones. ABSTRACT: Natural phenomena, such as eclipses, prompt interest and curiosity of humans since antiquity. For this reason the systematic monitoring of these events could be used to raise peoples interest from the simple contemplation, to didactic interest or to scientific research. The objective of this paper is therefore to stimulate the application and development of scientific research in the school environment. For this aim we propose to monitor solar eclipses. Students should obtain photographic registers using appropriated equipment for the observation of the Sun. Throughout analyses of photographs it should be possible to determine representative parameters of the characteristics and evolution of these interesting astronomical events. The results could be compared to highly accurate predictions. A detailed description of the methodology and features to be applied to observations is also provided.
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4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
URL (dados não confiáveis)http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/207
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress format isbn lineage mark month nextedition notes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype typeofwork
7. Controle da descrição
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